??O cérebro é um órgão que aprende, ele foi concebido para ser modificado pelas experiências. Tudo aquilo que sentimos, percebemos, queremos e pensamos de maneira frequente esculpe a estrutura neural. Por exemplo, no momento que você lê esse post, bilhões de neurônios estão se comunicando uns com os outros numa rede de conexões chamadas sinapses.
??Assim, uma atividade mental intensa, prolongada ou repetida pode deixar uma marca na estrutura neural. A neurociência afirma que cada experiência diária está edificando o cérebro. Logo, suas atividades cotidianas são importantes para sua saúde mental. As atitudes de felicidade, preocupação, amor e ansiedade podem causar transformações reais em suas redes neuronais.
??Desta forma, cuide bem das suas atitudes e experiências, pois o cérebro assume aquilo que a mente se apoia. Se você apoiar sua mente na autocrítica, nas preocupações improdutivas, na ranzinza com os outros, na dor e no estresse, então sua mente será mais vulnerável ao adoecimento psicológico. Por outro lado, se apoiá-la em sensações agradáveis, nas coisas que você consegue, nos prazeres físicos, em suas boas intenções e qualidades, então seu cérebro assumirá uma mente saudável, incorporando força e resiliência .
?? Logo, o principal modelador do cérebro é aquilo que você dedica atenção.
Maysa Palmeira.
CRP 02/14551
https://www.maysapalmeira.psc.br/
Indicação de Livro: HANSON, Rick. O Cérebro e a Felicidade. WMF. 2015.