Interpretar os pensamentos de outra pessoa

Interpretar os pensamentos de outra pessoa é uma atitude cheia de riscos. Para evitar sérios mal-entendidos, convém saber como funciona a psique humana quando a pessoa se vê frustrada. Segundo Aaron Beck, fundador da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), o nosso aparelho psíquico se predispõe a erros de interpretação e ao exagero no significado das atitudes do outro levando a explicações negativas quando ficamos desapontados. Agimos então em função dessas interpretações erradas, e atacamos o outro com a imagem negativa que projetamos. Raramente nos ocorre naquele momento que talvez nossa mente pudesse estar distorcida.

A psicoterapia cognitiva comportamental mostra que as pessoas devem aprender a ser mais razoáveis umas com as outras, adotando uma postura mais humilde, mais relutante quanto à exatidão da leitura dos pensamentos e as suas resultantes conclusões negativas.

Devemos então saber:

??Não podemos interpretar de fato o estado de espírito, as atitudes, pensamentos e sentimentos de outras pessoas;

??Precisamos observar que podemos empregar nosso próprio código mental ou esquemas que podem ser disfuncionais ( todo ser humano possui esquemas distorcidos).

Assim, vamos explorar nossos esquemas cognitivos, analisar as expectativas irreais, as atitudes contraproducentes, as explicações negativas injustificáveis, as conclusões ilógicas e, principalmente, evitar de acusar o outro e compreender que há outros pontos de vista.

Maysa Palmeira CRP 02/14551

Site na Bio.

https://www.maysapalmeira.psc.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *